MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS – CIDADÃO KANE

 

Considerado melhor entre grande parte do público e crítica especializada…

 

cidadao-kane-melhor-filme-de-todos-os-tempos

 

Citizen Kane “Cidadão Kane” (título no Brasil) ou “O Mundo a Seus Pés” (título em Portugal) é um filme norte-americano de 1941, dos gêneros Ação e Drama, dirigido por Orson Welles.
Cidadão Kane foi o primeiro filme longa-metragem dirigido por Orson Welles, considerado um rapaz prodígio, e que havia angariado fama com suas peças de teatro e de narrações nas rádios canadenses (apesar dele ser americano).

O filme encontrou forte influência por parte de William Randolph Hearst. Em realidade, havia mesmo muitos pontos coincidentes das biografias de Hearst e de Kane.
Cidadão Kane marcou sua época devido às inovações, sobretudo nas técnicas narrativas e nos enquadramentos cinematográficos.

O filme começa com o protagonista já morto, mudando-se a cronologia dos fatos; e a cenografia mostra pela primeira vez o teto dos ambientes.
Mesmo dirigindo outros filmes após Cidadão Kane, conhecido em Portugal como O Mundo a Seus Pés, o diretor Orson Welles nunca mais conseguiu restabelecer sua fama a ponto de ser contratado novamente por um grande estúdio de Hollywood.

O filme foi considerado, por grande parte da crítica especializada, como o maior filme da história até o momento, figurando em primeiro lugar na lista do American Film Institute (AFI).

Fonte.: Wikipedia

 




 

 

 

Share this:
Share
MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS – CIDADÃO KANE
Rate this post

Você pode gostar...